O uso de tecnologia tem inúmeros benefícios comprovados. O Cláritas, uma escola referência no assunto, lista, por exemplo: gestores e professores com fluência digital, maior produtividade, excelência na qualidade do ensino, aumento na retenção de alunos e de matrículas, iniciativas que desenvolvem o raciocínio lógico, a persistência, a superação, reforçam o relacionamento interpessoal e preparam as crianças para enfrentar os desafios da vida e do mercado de trabalho.
No Cláritas, soluções inovadoras de colaboração entre professores e alunos, por meio da efetiva adoção de ferramentas tecnológicas (Google) transformam a vida de toda a comunidade local para melhor. Ao mesmo tempo em que promove novas experiências dentro e fora da sala de aula.
A Escola acredita que a inovação e a tecnologia são essenciais para o melhor fazer social, pedagógico e de gestão, por isso, investe na promoção da fluência digital de toda a equipe e no desenvolvimento dos seus estudantes, por meio de ricas trilhas de aprendizagem.
Desde 2018, o Cláritas promove formações contínuas e premiações para práticas pedagógicas inovadoras. Com foco na fluência digital, que conta com o suporte da Foreducation EdTech, gestores e professores constantemente constroem novas abordagens, revisitam as formas de avaliação e desenham novos planos pedagógicos para a transformação da aprendizagem.
Algumas práticas pedagógicas inovadoras do Cláritas
Participar de uma jornada de empreendedorismo, tecnologia e inovação no quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I e ter que conscientizar as pessoas sobre os benefícios das energias renováveis através de um jogo digital, o Scratch. E, com a experiência, ainda desenvolve habilidades como liderança, comunicação e raciocínio lógico, e alcançar o domínio de ferramentas, como Design Thinking, confecção de personas e prototipação, durante o Hacka Kids 2023.
Veja também: + Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?
Criar um jornal mensal, o “Cláritas no Ar”, que destaca as principais atividades realizadas por todos os alunos da escola, promovendo a comunicação, o compartilhamento de informações e a construção do senso de comunidade.
Ou aprender inglês brincando com a experiência de aprendizagem imersiva, durante a visita de um “Amusement Park” (parque de diversão) e ter a sensação de andar em uma montanha-russa, utilizando óculos VR. E ainda fazer novas imersões no idioma, jogando e aprendendo sobre o mundo corporativo, utilizando o Quest2.
É com essa criatividade, boas práticas pedagógicas aliadas ao uso de recursos tecnológicos (Google) e aplicativos, que os professores do Cláritas entregam metodologias cada vez mais ativas e colocam seus estudantes no centro de tudo, atuando como protagonistas.
Somente com tecnologia e inovação, é possível compartilhar conhecimento, criar uma rede colaborativa sem fronteiras, fortalecer a gestão, o pedagógico, a grade curricular e formar alunos com perspectivas culturais e prontos para a resolução de conflitos.